www.cccbtaubate.com.br
 

NOSSA HISTÓRIA

CLUBE DOS CRIADORES DE CURIÓS E BICUDOS DE TAUBATÉ / SP

Memória do CCCBT

O nosso clube nasceu pelo esforço e vontade de um grupo de, à época, jovens passarinheiros que desejavam conservar e não deixar morrer o (sonho de criança) amor e o prazer que as aves silvestres cantoras sempre proporcionaram a quem as possuia. Assim, necessitando de um espaço onde pudessem se reunir, ouvir suas aves, conversar e competir, trocar ideias e ter um período de lazer, criaram um clube. Após várias reuniões, discussões, propostas e idaias variadas foi lavrada a ata de fundação da entidade em 17 de agosto de 1980.

Nosso clube recebeu o nome de CLUBE DOS CRIADORES DE CURIÓS E BICUDOS DE TAUBATÉ (CCCBT), filiou-se à Federação Brasileira dos Criadores de Pássaros (FEBRAPS), entidade que congregava todos os passarinheiros do país e iniciou suas atividades na garagen da empresa Tursan, em Quiririm. Local cedido, sem ônus, pelo seu gerente local, grande entusiasta dos curiós e bicudos.

Memória do CCCBT

No fim dos anos de 70 e 80 a moda e o desejo da maioria dos passarinheiros era ter a posse de um curió ou um bicudo, pássaros de grande valor e de difícil aquisição, daí, o nome do clube. Todavia, ainda que o clube ostentasse esse nome, os mais variados tipos de pássaros sempre foram bem-vindos nas suas dependências, sem nenhuma restrição ou desagrado, haja vista que todos são jóias preciosas para cada um dos seus donos.

A nossa logomarca, se for atentamente observada, é uma obra de arte produzida pelo seu criador em um momento de inspiração. Conseguiu reproduzir com as iniciais do nome do clube, um curió estilizado que, pelas suas linhas leves e precisas a colocam dentre todas as outras logomarcas dos mais variados clubes de passarinheiros, como uma das mais belas e de mais feliz concepção.

Memória do CCCBT

Embora jovem ainda, em 1981 e 1982 nosso clube patrocinou com grande sucesso, na sede do Esporte Clube Taubaté e depois nas dependências de Clube de Campo Abaeté, grandes torneios que trouxeram para Taubaté passarinheiros renomados das mais distantes regiões do Vale do Paraíba, do estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que para cá vieram com seus pássaros famosos prestigiar o nosso clube. Logo a seguir, o clube quase parou suas atividades devido a problemas financeiros, dispersão de sócios, ausência de sede própria, etc. Alguns poucos abnegados ainda tentaram levá-lo adiante mas, devido às condições por demais adversas, não conseguiram o seu intento.

Em 1997, um pequeno grupo de passarinheiros da cidade resolveu reativar o antigo clube, para ter um local de lazer e expor os seus pássaros. Assim, em 1998 elegemos uma nova diretoria com o propósito de resgatar as atividades do clube que estavam paralisadas. A nova diretoria começou a atuar e logo comprou as estacas necessárias para que se efetivassem as rodas de passarinhos; agora, os pássaros da moda já eram, predominantemente, os famosos Trinca Ferros, mas, ainda assim, apareciam para os torneios as mais variadas aves.

página 1 | >> próxima página >>

 

CLUBE DOS CRIADORES DE CURIÓS E BICUDOS DE TAUBATÉ / SP

 

 

Todos os direitos reservados. 2011 - Clube dos Criadores de Curiós e Bicudos de Taubaté/SP - Design by Vesu

Início História Clube Agenda Resultados Notícias Documentos Curiosidades Contato